Para o Anormal que gostaria de curtir nosso blog:

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O que você sabe sobre o Fim do Mundo?

Ola! jovens Padawans

Um dos assuntos mais comentados nesse 2012 foi com certeza o Fim do Mundo. Como dia 21 já passou, e a coisa mais trágica nesse dia para mim, foi saber que eu inha ter que trabalhar no dia 22 (eu inha virar um zumbi pós apocalipse na minha folga, ia ter coisa melhor que folgar no fim do mundo?). Maaas, como ele não ocorreu me sinto obrigado a falar sobre ele neste blog. Viva o senso comum! =D  

O Fim do Mundo sempre foi um assunto delicado, mas você sabe quantas vezes o mundo já acabou? Quantas vezes era para ele acabar? Quantas vezes disseram que ele inha acabar? Aqui responderei todas essas suas duvidas, e ainda de bonus irei falar de onde vem os Bebês ^-^



1- Quando foi que ocorreu o primeiro "Fim do Mundo"?
R: O primeiro "Fim do Mundo" ocorreu a quase 1 bilhão de anos, há indícios de que o planeta tenha passado 100 milhões de anos congelado - e que alguns dos nossos microancestrais só tenham sobrevivido graças a uma fresta aqui, outra ali. Durante esse tempo, quem estivesse no espaço veria o planeta todo branco, como uma bolona de neve (já que a Terra é azul por causa do mar). Como esse foi um apocalipse bem particular, ele é o ponto de partida dos "fim do mundo" mesmo não fazendo parte das Big Five.


2- Quantas vezes o Mundo já "Acabou"? Justifique sua respota.


R: Bem, como todo mundo sabe o mundo não "simplesmente acaba", ele não é um rolo de papel higienico, que quando dar a ultima volta possivel ele simplesmente faz "puff" e pronto. Quando dizemos que vai ocorrer o "fim do mundo", só queremos dizer que quase toda a vida na terra vai pra merda. Sabendo disso podemos dizer que o mundo em toda sua extenção história (hoje eu to falando bonito viu? "Extensão Histórica" olha q palavra dificil ^-^) ja acabou em torno de 5 vezes, ocasiões onde mais da metada da vida da terra se extinguiu, são conhecidas como "Big Five".

As Big Five aconteceram nos últimos 500 milhões de anos, em intervalos que variaram de 50 milhões a 150 milhões de anos, mais ou menos. Essas catástrofes são contadas depois q a vida deixou de ser exlcusivamente mcroscópia, ou seja, não que não tenha ocorrido outras antes delas, mas é bem mais fácil identificar com certeza esse tipo de evento com a ajuda de fósseis de animais e plantas.  

Sabemos que as Big Five mataram a torto e a direito. Mesmo entre as espécies sobreviventes, a redução no número de indivíduos foi absurda. Por exemplo: se os 6 bilhões de pessoas do mundo morressem e sobrassem só você e alguém do sexo oposto para começar tudo de novo, significaria que a humanidade sobreviveu. Foi o que aconteceu com a maior parte das espécies que venceram os apocalipses. E os sobreviventes teriam escapado, quase sempre, por pura sorte.

Dai você deve estár se perguntando "que tipo de evento causaria uma Big Five?". Bem, o Resfriamento Global é uma, a tão famosa "Era do Gelo" é uma coisa que acontece de tempos em tempos, já que a Terra dá umas bambeadas em torno do seu próprio eixo de rotação, como se fosse um pião, e esse bamboleio mexe com a distribuição de luz solar na superfície, podendo levar a uma era glacial. Mas não podemos nos restringir a só ela, poís a "apocalipses" bem piores que esse, um desses seria o Vulcanismo, já que na Terra a certos vulcões, que são capazes de jogar tanto gás carbônico na atmosfera que o atual "aquecimento global", provocado pelas nossas fábricas e carros, pareceria coisa de Noob (brincadeira de criança para os não gamers). Calcula-se, por exemplo, que emissões vulcânicas há 250 milhões de anos causaram a pior de todas as extinções, com o sumiço de 90% ou mais das espécies. Essas erupções teriam aumentado a temperatura do planeta em até 6o C. Já a ação humana, nos últimos 100 anos, só foi suficiente para gerar uma "febre" de 0,75o C. Outro fator para um Big Five seriam o Esgotamento do oxigênio dos mares, a falta do "O" do "H2O" teria matado boa parte da vida marinha nos primordios da evolução. Mas os  mais assustadores entre os agentes de destruição, porém, são outros: os Asteroides, que podem causar tanto estrago quanto milhões de bombas atômicas. Um deles, por sinal, foi o responsável pela última e mais famosa das grandes extinções, lembrando que essa foi há 65 milhões de anos, quando um asteroide de 10 quilômetros de diâmetro caiu no atual México e exterminou os dinossauros.

   
3- Quais são as BIG FIVE?

R: Sabendo agora oque é uma Big Five vamos nos aprofundar mais em cada uma:

1° A extinção em massa do Ordoviciano-Siluriano
Ocorrida entre 450 e 440 milhões de anos atrás, a primeira grande catástrofe planetária conhecida se seguiu à chamada explosão cambriana, período marcado por um rápido aumento na diversidade de formas de vida na Terra, naquela época ainda restrita aos oceanos. Suas vítimas mais conhecidas são os trilobitas e náutilos, cujos fósseis podem ser encontrados em diversas regiões do mundo. Segundo as estimativas, mais de 60% de todos invertebrados marinhos morreram, provocando a extinção de 27% de todas as famílias e 57% de todos os gêneros animais então existentes.
Os cientistas acreditam que ela foi provocada por mudanças climáticas associadas ao deslocamento do então continente de Gondwana rumo ao Polo Sul, o que levou a um forte esfriamento do planeta. A glaciação decorrente acarretou numa grande baixa no nível do mar, afetando os habitats destes animais nas plataformas continentais e mudando a química dos oceanos.

2° A extinção do Devoniano Superior
Há 375 milhões de anos, a vida no planeta já tinha evoluído muito. Plantas, insetos e anfíbios habitavam as massas de terra, enquanto peixes nadavam entre recifes construídos por corais e estromatólitos. Esta grande extinção parece ter atingido apenas a vida marinha, mas com força: cerca de 70% das espécies existentes desapareceram, incluindo os últimos trilobitas e os corais, que só ressurgiram no Mesozoico, a era dos dinossauros, mais de 100 milhões de anos depois.
Ao todo, as estimativas são de que 19% das famílias e 50% dos gêneros animais foram extintos. A culpa, novamente, teria sido das mudanças climáticas, com os continentes de Uramerica e Gondwana aos poucos se aproximando para formar o supercontinente de Pangeia e deflagrando mais uma intensa Idade do Gelo.

3° A “Grande Morte” do fim do Permiano
Maior extinção em massa conhecida, ela aconteceu há cerca de 250 milhões de anos e por pouco não dizimou a vida no planeta: estimativas apontam que até 96% de todas as espécies desapareceram. É a única que se sabe ter atingido até mesmo animais considerados mais resistentes, como os insetos, e todos seres vivos hoje existentes descendem justamente dos apenas 4% que sobreviveram à apelidada “Grande Morte”.
No fim do Permiano, o supercontinente de Pangeia já tinha se formado e era habitado por uma grande variedade de répteis e anfíbios, assim como plantas, enquanto os oceanos abrigavam enorme riqueza de vida. O desastre foi tamanho que demorou 50 milhões de anos para a biodiversidade se recuperar em terra e 100 milhões de anos no mar.
As causas da mortandade ainda são objeto de intenso debate entre os cientistas: para alguns, ela seria resultado de prolongadas e maciças erupções vulcânicas na atual região da Sibéria, cujas marcas podem ser vistas até hoje, que teriam reduzido a concentração de oxigênio na atmosfera e provocado intensas alterações no clima. Já outros desconfiam do impacto de um asteroide gigantesco, enquanto muitos acreditam que ela só poderia ter acontecido devido à liberação catastrófica de gases-estufa, como o metano, que estavam presos no leito oceânico, que teria provocado mudanças climáticas nunca antes vista.

4° A extinção do Triássico-Jurássico
Ao fim do período Triássico, há cerca de 205 milhões de anos, novamente uma grande variedade de répteis dominava a terra e os oceanos. As marcas da Grande Morte, no entanto, ainda estavam presentes, e estes animais em nada lembravam os que existiam no Permiano. Não havia, por exemplo, grandes predadores. Árvores coníferas primitivas também já tinham se desenvolvido, assim como os sapos, lagartos e até mesmo os primeiros mamíferos.
Os cálculos apontam que cerca de 48% de todos gêneros animais foram destruídos nesta extinção, incluindo até 80% dos quadrúpedes terrestres, mas sua causa permanece um mistério. Alguns cientistas destacam, no entanto, que ela coincide com o começo da separação de Pangeia nos megacontinentes de Laurasia e Gondwana, o que gerou um grande fluxo de lava na região do que é hoje o fundo do Oceano Atlântico. Também há registros de uma forte e abrupta elevação na concentração de dióxido de carbono, o principal gás do efeito estufa, na atmosfera, que atingiu pelo menos oito vezes os níveis atuais, o que novamente coloca mudanças climáticas na lista de suspeitos.

5° O fim dos dinossauros
Mais conhecida e estudada extinção em massa, ela ocorreu no fim do período Cretáceo, há 65 milhões de anos, e foi responsável pelo desaparecimento dos dinossauros. Estes répteis gigantes, porém, não foram as únicas vítimas do extermínio, também chamado de extinção K/T: praticamente todos os animais terrestres com mais de cinco quilos de massa foram dizimados, incluindo o recém-descoberto lagarto Obamadon gracilis, batizado em homenagem ao presidente americano Barack Obama; a vida nos mares tropicais desapareceu; e as plantas também foram seriamente afetadas.
Naquela época, os continentes já tinham basicamente a mesma configuração de hoje, mas apesar disso durante muito tempo uma intensa atividade vulcânica na área da Índia era a principal suspeita da extinção em massa. A ideia ainda é defendida por alguns cientistas, mas o consenso geral é de que os dinossauros foram vítimas do choque de um asteroide na região de Chicxulub, na atual da Península de Yucatán, México, que teria lançado uma grande nuvem de material na atmosfera, bloqueando a luz do Sol e matando as plantas.
Com isso, os animais herbívoros também morreram, levando consigo seus predadores desestabilizando a biosfera. O fim dos dinossauros, no entanto, abriu caminho para o aparecimento do homem, já que os pequenos mamíferos existentes estariam melhor adaptados para enfrentar o longo inverno que se seguiu à colisão cósmica. 
  
4- De o passo a passo de uma BIG FIVE.
R: Aqui vou mostrar o passo a passo da Big Five de 250 milhões de anos, considerada a mais terrivel de todas, fazendo 96% da vida sumir da face da Terra:

1. Como começou: Rachaduras vulcânicas entraram em erupção na Sibéria e cobriram de lava uma área equivalente à metade do Brasil. A região virou uma filial do inferno.

2. Mar de lava: A erupção cobriu a Sibéria com uma camada de 3 quilômetros de espessura de lava - o que exterminou a vida lá. Mas o pior ainda estava por vir.

3. Céu Negro: A poeira desse derrame vulcânico escureceu temporariamente os céus da Terra. Isso esfriou o planeta, matando espécies que não suportavam o frio.

4. CO2 a rodo: O resfriamento generalizado dura pouco. É que o CO2 dos mesmo vulcões criou efeito estufa suficiente para aumentar a temperatura do planeta em 6o C. Aí quem se complicou foram as espécies que não suportam calor.

5. Bombas-relógio: O calor faz com que blocos de gelo cheios de metano derretam no fundo do mar. Livre, o gás sobe em bolhas, reagindo com o oxigênio e deixando a água e o ar quase irrespiráveis. É o fim do rei dos mares da época: o trilobita.

6. A mais brava: Foi a maior das extinções: 95% das espécies desapareceram. Até os insetos, que passam batido pelas grandes extinções, se deram mal: um terço das espécies deles sumiu.

7. Fim da crise: Levaria 80 milhões de anos para que a Terra voltasse a ficar cheia de vida. Por sorte, répteis que dariam origem aos mamíferos (e a você) sobreviveram.

5- Quantas vezes "era" para o mundo acabar?

R: Como você pode perceber, toda vez que surgem uma oportunidade, tentam colocar um fim no mundo, mas agora você vai ver que tentaram acabar com ele uma semana sim e uma semana não, previsões do fim do mundo são bem mais comuns do que parece:

1000 – Teóricos do Apocalipse – Não deu certo passaram para 1033. 
1033 – Teóricos do Apocalipse – Também não funcionou. 
1524 – Astrólogos – 1º de Fevereiro. Início com a Inundação de Londres. Nem choveu. 
1533 – Melchior Hoffmann – Profeta Anatatista – Foi preso e morreu na cadeia. 
1537 – Pierre Turrel – Astrólogo. Nada aconteceu. Transferiu para 1544. 
1544 – Pierre Turrel – Astrólogo, Nada aconteceu. Transferiu para 1801 ou 1814. 
1624 – Mesmos astrólogos de 1524, passaram para 100 anos depois. Nada aconteceu. 
1648 – Sabatai Zevi – Judeus. Nada aconteceu. Mudou para 1666. 
1666 – Sabatai Zevi – Judeus. Nada aconteceu. 
1736 – Wiliam Whiston – Teólogo inglês – 13 de Outubro em Londres – Nem choveu. 
1801 – Astrólogos – Nada aconteceu. 
1814 – Astrólogos – Nada aconteceu. 
1843 – William Miller – Adventista – 3 de Abril. Nada Aconteceu. 
1843 – William Miler – Adventista – transferiu para 7 de Junho. Nada aconteceu. 
1843 – William Miller – Adventista – Nada aconteceu. Transferiu para 21 de Março de 1844. 
1844 – William Miller – Adventista – Nada aconteceu. Transferiu para 22 de Outubro. 
1844 – William Miller – Adventista – em 22 de Outubro nada aconteceu. Morreu desacreditado. 
1874 – Testemunhas de Jeová – Nada aconteceu e transferiram para 1914. 
1881 – Egiptólogos - Nada aconteceu. Refizeram os cálculos para 1936. 
1914 – Testemunhas de Jeová - Nada aconteceu. Transferiram para 1975. 
1936 – Egiptólogos – Nada aconteceu. Refizeram os cálculos para 1953. 
1939 – Ninguém tinha previsto nada. Iniciou a mais sanguinária guerra de todos os tempos. 
1953 – Egiptólogos – Nada aconteceu como anteriormente. 
1975 – Testemunhas de Jeová – Nada aconteceu como nas vezes anteriores. 
1980 – Um presságio árabe previa a conjunção de Saturno com Júpiter. Nada aconteceu. 
1982 – Astrônomos previam um cataclismo para 10 de Março. Nada aconteceu. 
1999 – Nostradamus previa o fim do mundo para 11 de Agosto. Nada aconteceu. 
2000 – Teóricos do Apocalipse – 2000 anos depois do nascimento de Cristo. 
2012 - Teoria Maia - Alinhamento planetário e uma inversão de pólos, após um grande tsunami. 
2033 – Teóricos do Apocalipse – Transferiam para 2000 anos depois da morte de Cristo.  

6- Conclusão, nos aprofundando mais em alguns "Fim do Mundo"

R: Para fechar de vez, vamos ver mais de perto 5 fins do mundo profetizados, para deleite do pessoal:

1.Pompeia: Precursor do Fim do Mundo?
Assim como algumas pessoas acreditam que um calendário Maya aponta 2012 como o ano do fim do mundo, alguns antigos romanos viram o ano 79 dC, após a erupção do Monte Vesúvio, que soterrou Pompéia, como um sinal do fim do mundo.
Isso porque o filósofo romano Sêneca, que morreu em 65 dC, havia previsto que a Terra iria transformar-se em cinzas: ”Tudo o que vemos e admiramos hoje vai queimar no fogo universal, que inaugura um mundo justo, novo e feliz”, disse ele, de acordo com o livro de 1999, Apocalipse.

2.1666: Juízo final pelo fogo?
Sabendo que a Bíblia descreve o 666 como o número da Besta, muitos cristãos europeus entraram no ano de 1666 com trepidação.
A prolongada praga que havia destruído grande parte da população de Londres, em 1665, não ajudara a amenizar os medos e, quando o Grande Incêndio de Londres ocorreu, muitos acreditavam que tinha chegado o Dia do Julgamento.
Alguns londrinos viram o fogo como uma “terrível ira do julgamento de Deus que visitou uma terra pecaminosa”, de acordo com o livro de 2002, O Grande Incêndio de Londres: naquele ano apocalíptico de 1666.

3.Cometa Apocalipse
O surgimento do cometa Halley, observável a cada 76 anos, tem sido visto como um presságio do fim do mundo ao longo da história.
A iminente chegada do cometa em 1910, por exemplo, provocou a histeria apocalíptica entre os europeus e norte-americanos. Alguns acreditavam que a cauda do cometa continha um gás, que impregnaria a atmosfera e eventualmente extinguiria toda a vida no planeta, segundo o astrónomo francês Camille Flammarion, como citado no livro Apocalipse.
Alguns proveitos do pânico: Vendas de máscaras e ”pílulas de cometa “, dispararam, assim como suprimento de oxigénio. Por exemplo, em Roma as pessoas esperaram, mantendo-se vivos no ar engarrafado, até que a cauda do cometa passa-se a Terra.

4.Alinhamentos planetários: presságios do Juízo Final?
Alinhamentos planetários têm inspirado muitas previsões do Juízo Final.
O autor Richard Noone previu que o gelo iria dominar o mundo como resultado do alinhamento. E a “arqueólogo psíquico” Jeffrey Goodman afirmou no seu livro de 1977, Nós somos a geração do Terremoto, que ”os terremotos e vulcões desencadearão em todo o mundo e uma fenda irá abrir-se e dividirá a Terra em vários lugares para aliviar o stress produzido pela mudança,” New Scientist.
Mas a desgraça e melancolia também pode desencadear a inovação científica, como ocorreu em 1774 na Frísia, Holanda. Um vigário esperando impulsionar sua congregação divulgou um ”livrinho da desgraça” que dizia que o sistema solar seria destruído durante uma conjunção programada, segundo a New Scientist. Como o pânico entre moradores cresceu, um astrónomo amador construiu um planetário na sua sala de estar para aliviar as preocupações e explicar os movimentos dos planetas, tornou-se o mais antigo planetário mecânico no mundo.

5.Ano 2000 dia do Julgamento final
Em 1984 um colunista do Wall Street Journal alertou para o fim do mundo, que ocorreria em 01 de janeiro de 2000. Um bug causado por um erro de cálculo poderia incapacitar computadores e outras máquinas e levar ao caos em massa, dizia o colunista. O mesmo descrevia como comprar um amuleto anti-Y2K, instrumentos de salvamento e reparação Y2K.
Os evangélicos também recomendaram aos seus seguidores armazenar alimentos e a prepararem-se para o pior, segundo o Washington Post. Líderes como Jerry Falwell e Pat Robertson sugeriram que a mudança do milénio traria o arrebatamento, conforme descrito no livro bíblico do Apocalipse, segundo o Post.

7- Ponto Extra! De onde vem os bebês?

R: Para explicar essa termologia de contexto "de onde vem os bebês?" ultilizaremos de termos cientificos exponencialmente complicados para aplicação da biologia sintética  reprodutiva dos pinguins albinos da babilonia do norte, após a analise critica e meses no laboratório acabo por resolver tamanho mistério do universo, onde geração após geração vem se perguntando essa duvida tão cruel quanto "quem nasceu primeiro? o ovo ou a galinha", sabendo também que foi o tiranossauro Rex que veio primeiro, devo divulgar o resultado da minha pesquisa em uma planilha daqui a 6 meses explicanto a complicação da falta de camisinha na vida das pessoas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...